19.2.15

Assexual?

Assexual designa o ser humano que não sente nenhum tipo de atração pelo ato sexual desempenhado com mulheres, homens, ou qualquer outro ser vivo. Portanto, assexual, em nada se relaciona com assexuado (pessoa que não possui genitália).



O termo assexual, segundo a comunidade assexual, define um novo parâmetro de comportamento humano em que o ato sexual a dois não é almejado/querido, fator este que não define a pessoa como portadora de uma doença, afinal: ser ASSEXUAL não é doença ou transtorno psíquico e nem celibato, é, apenas, um modo de vida desempenhado por questões de foro íntimo por quem assim se identifica.  Dessa forma, ninguém pode declarar que determinada pessoa é assexual, pois, essa visão, deve ser declarada pela própria pessoa, haja vista o assexualismo ser fruto de autoconhecimento/introspecção.

A maioria dos assexuais declaram que já se apaixonaram ou são apaixonados por pessoas do mesmo sexo ou não, porém, a falta de desejo por ato sexual com a pessoa amada é vista como normal, afinal: amor, para os assexuais, também não se relaciona com ato sexual. Na visão dos assexuais, não existe o termo heterossexual ou homossexual e sim heterorômantico e homorrômantico, terminações que, por si só, definem o significado da palavra.

Muitos são os que acreditam que, devido o comportamento indiferente, os assexuais não sofrem emocionalmente, no entanto, depoimentos de pessoas que são assexuais evidenciam que tal posição é relativa, ou seja: assim como existem casais de outras orientações felizes ou tristes, pode existir assexual feliz ou triste independente de sua condição sexual. Não parando por aqui, a quem acredita que assexual são os que foram molestados quando ainda criança ou possuem algum tipo de desenvolvimento hormonal incompleto, mas, esta tese é rebatida arduamente pela a comunidade que alegam veemente que tal fator não caracteriza o comportamento assexual.

 Em outras palavras, assexual é quem não possui desejo por ato sexual em relação a qualquer gênero de ser vivo, assexual não é celibato e nem doença, quiça, baixo nível hormonal. Alguns assexuais afirmam que o ato de se masturbar (sozinho) não pode ser classificado como desejo sexual e sim a satisfação de uma necessidade biológica do corpo sem que necessariamente a pessoa possua ‘’desejo’’ pelo ato a dois.

Segundo uma publicação sobre o tema no site UOL, datada em 14.04.2014: ‘’ o sexo é uma prática completamente sem sentido para os assexuais’’. No mesmo artigo, em formato de depoimento, Cláudia (que se identifica como assexual) alega que desde cedo sentia algo de diferente em si, sempre se relacionou afetivamente, mas nunca sentiu ‘’vontade’’ de fazer sexo. Complementando, alega, indiretamente, nunca ter sofrido nenhum tipo de repressão sexual e que o seu nível hormonal sempre foi normal, mesmo assim, simplesmente não sente vontade!




Avalie este artigo


2 comentários :

  1. Nossa eu nem sabia dessa diferença entre assexuado e assexual! Muito massa guria.Informação é sempre necessario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grata pela visita e feliz por ter ajudado *.*

      Excluir

Atenção: Você não precisa realizar login para comentar, basta escolher a opção anônimo em ''comentar como''.