15.6.15

Cerveja Feminista

mulher e cerveja

Apesar de sermos representadas nos comerciais de cerveja como simples pedaço de carne disponível ao prazer masculino, nós mulheres somos sim boas apreciadoras e até mesmo produtoras de cerveja. Infelizmente vivemos em um mundo machista que não está nem um pouco interessado em produzir para o público feminino.

Inspiradas pelas polêmicas envolvendo anúncios de cerveja de cunho machista, um grupo de publicitárias resolveu lançar a Cerveja Feminista, logo depois da divulgação da Campanha da Skol durante o carnaval, que gerou críticas por tratar as mulheres sem opinião própria e à mercê dos homens.

“A partir da polêmica com a Skol, a gente tem falado muito sobre propagandas machistas de cerveja. É claro que isso tudo não começou na semana passada. São décadas vendo mulheres sendo tratadas como objeto em propagandas. Por isso mesmo, o assunto não pode acabar só porque a Skol se retratou”, explica Maria Guimarães, publicitária que junto com Thais Fabris e Larissa Vaz criaram o produto.

Guimarães garante que a ideia não é nem lucrar com a cerveja – tanto que ela será vendida pelo seu preço de custo – mas apenas fomentar a discussão acerca do tema.
O grupo, inclusive, integra um coletivo chamado 65 | 10, que procura discutir e repensar a forma como é feita a publicidade para mulheres, nas agências e nas campanhas. “O nome do coletivo ate vem de uma estatística dessas; 65% das mulheres não se identificam com propaganda e apenas 10% dos profissionais de criação nas agências são mulheres”, explicou Maria. 
Produzida de forma artesanal, do tipo irish red ale, a cerveja tem preço de custo, R$14,00. “Foi o jeito que a gente achou para colocar o feminismo na mesa. A gente não quer vender cerveja. A cerveja é um modo de levar nosso produto que é a discussão”, complementa Maria. O produto poderá ser adquirido por meio do site da marca, após os interessados cadastrarem seus dados pessoais.

Além de representar muito bem as mulheres, e ter uma pegada super feminista, a cerveja é uma delícia, com sua cor cheia de significados (vermelha), refrescante, levemente lupulada e final limpo, e o que é melhor 6% de álcool! Ah, e apesar de ser feita em São Paulo, elas entregam para todo o Brasil, com um prazo de 5 dias úteis.

E aí bora tomar uma?



Avalie este artigo


Postar um comentário

Atenção: Você não precisa realizar login para comentar, basta escolher a opção anônimo em ''comentar como''.