16.6.15

O sonho Dela?: Faloplastia!

Assunto polêmico é o que se refere à adequação sexual! Estima-se que cerca de 650 pessoas, no Brasil, através do SUS, já realizaram Faloplastia, sendo este numero referente tanto a transexual feminina, quanto a transsexual masculina.   

Mas afinal, o que vem a ser Faloplastia? Pois bem, a referida palavra designa o ato através do qual, por meio de cirurgia, é realizada adequação sexual na parte genital. A primeira cirurgia realizada sobre foi feita em umA transexual¹ de nome Michael Dilton em 1946. O modo de se chegar a tal resultado é bem simples, apesar de aparentar ser algo impossível, pois, tanto indivíduos do sexo masculino quanto os de sexo feminino possuem, devido a evolução natural, alguns órgãos semelhantes que, ao tempo, foram se modificando, cita-se, a titulo de exemplo, as glândulas mamarias, pois, estas, todos os humanos possuem, no entanto, uns desenvolveram mais que outros por questões estritamente biológicas².

Dessa forma, antes de se iniciar a adequação sexual nas trans femininas é realizado outro procedimento de nome Vaginectomia que tem por finalidade a retirada da vagina por completo, aproveitando-se, apenas, o clitóris que será re-implantando no pênis, sendo que este consiste em uma prótese de silicone que é remodelada com tecidos vascularizados retirados do próprio corpo da pessoa, permitindo, assim, que no ato sexual ocorra penetração. Estima-se que tal cirurgia demore cerca de 4 horas continuas com recuperação total prevista para aproximadamente 8 meses, pois, o termino do implante é realizado mediante varias cirurgias não só de adequação sexual, bem como, as referentes a estética que consistem, por exemplo, em redefinir os lábios maiores da vagina em algo semelhante à um escroto (saco escrotal) presentes em pessoas do sexo masculino.

No Brasil, felizmente, após muitos debates sobre, foi autorizado a redesignação sexual o ‘’porém’’ encontra-se na dificuldade de se realizar a cirurgia por mulheres transexuais. Assim, apesar do SUS atender pacientes que desejam realizar a adequação sexual, muitas das que se submetem a esse procedimento alegam o constrangimento realizado pelos profissionais não qualificados para tanto, assim como, a deficiência de se conseguir os remédios pós operatório.

Estima-se que no Brasil pedidos por SRS (nome designativo para tal procedimento em idioma estrangeiro abreviado) cresceu 7 vezes desde 2008, sendo a maior parte desta estatística referente à casos de transexuais do sexo macho-para-fêmea, assim, evidencia-se que o SUS ainda não possui aparato suficiente para realizar adequação sexual em mulheres, apesar do próprio SUS ser obrigado, mediante portaria GM/MS nº 1.707, de 18 de agosto de 2008, a realizar o dito procedimento. 

Obs: Por a maioria das imagens constituírem-se explicitamente de ato cirúrgico resolvemos não publicar nenhuma sobre, no entanto, caso seja do seu interesse conhecer, através de imagem, o resultado do referido procedimento click Aqui.

____________

¹ Considera-se transexual individuo que possui identidade de gênero diferente da designada ao nascimento. 

² Apesar de não ser muito divulgado é possível que um individuo do sexo masculino nasça com mamas idênticas ao do sexo feminino, tudo isso por questões hormonais.  


Avalie este artigo


2 comentários :

  1. é possivel ter ereção com o penis implantado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, se for considerado somente esta cirurgia, pois,através desta, somente se da a ''aparencia'' do orgão e a penetraçao é possível devido ao implante do dildo revestido com a pele.

      Mas creio, apesar de não ser médica, que seria possível se, alem desta cirurgia, fosse realizadas ligações neurologicas com o cerebro o que permitiria que, através de neurotransmissores, a ereção ocorresse.

      =)

      Excluir

Atenção: Você não precisa realizar login para comentar, basta escolher a opção anônimo em ''comentar como''.