28.8.15

A Princesa e a Costureira – Um conto de fadas inclusivo

A psicóloga e escritora Janaína Leslão, lançará ainda este ano o livro A princesa e a Costureira, que narra uma história de amor diferente das que estamos acostumadas a ler em contos de fadas. Na história, a princesa estava prometida em casamento para o príncipe do reino vizinho, mas quando foi encomendar seu vestido de noiva, se apaixonou pela costureira. 

conto de fada lésbico

Após cinco anos em busca de uma editora em que pudesse publicar seu livro, Janaína encontrou a Metanóia, editora especializada em títulos LGBT, que aceitou publicar este conto. Mesmo já tendo encontrado uma editora, Janaína tinha outro desafio pela frente: contratar um ilustrador. Para custear o pagamento de um profissional, a autora criou um projeto de financiamento coletivo no Catarse.

O projeto de financiamento coletivo foi um sucesso, tendo batido sua meta de R$4.600,00 na primeira semana da campanha. Provando que por mais que as editoras tradicionais não estejam interessadas em publicar títulos que falam do amor entre mulheres, existe sim público para estas histórias, e que publicá-las de maneira independente e rentável é possível.

O público alvo deste conto são os pré-adolescentes e adolescentes, mas é claro que muitos adultos. “Mas claro que muitos adultos estão interessados nestes livros de contos de fadas para ter em casa um livro que aborde a diversidade”, diz Janaína.

Para a autora, as grandes editoras não se deram conta de que existe um público que quer ler uma história que vai além do “a princesa sofria muito, até que um dia o príncipe a beijou, eles se casaram e foram felizes para sempre”. “As estatísticas estão aí para mostrar que essas pessoas são muitas e estão em todos os lugares”, finaliza a psicóloga.


Avalie este artigo


Postar um comentário

Atenção: Você não precisa realizar login para comentar, basta escolher a opção anônimo em ''comentar como''.