4.8.15

Super evento em comemoração ao mês de visibilidade lésbica no Rio de Janeiro

Em comemoração ao mês da Visibilidade Lésbica o Rio de Janeiro sediará a partir do dia 08 de agosto uma série de eventos em que lésbicas serão pauta principal, com a proposta de promover a visibilidade e resistência em um cenário de silenciamento e disseminação de ideologias anti lésbicas.
resistência lésbica

A descrição do evento no Facebook é super empoderadora, e já da pra sacar que será uma ótima oportunidade de aprendizado, diversão e visibilidade lésbica.

 “É fundamental que entendamos o feminismo lésbico em seu sentido mais profundo e radical, como é o amor por nós mesmas e por outras mulheres, o compromisso com a liberdade de todas nós, que transcende a categoria de “preferência sexual” e a de direitos civis, para voltar-se à uma política de formular perguntas de mulheres, que lutam por um mundo no qual a integridade de todas — não de umas poucas eleitas — seja reconhecida e considerada em cada aspecto da cultura.” (Adrienne Rich)
O mês será dividido em quatro eventos, confiram a programação.

08/08 – MESA DE DEBATE NA CAMTRA – Casa da Mulher Trabalhadora.
Localização: Rua da lapa, 180/ sala 806
Horário: 14h às 18h.
Presença de quatro mulheres lésbicas para falarem em uma mesa sobre temais tais quais:
- História do Movimento Lésbico no Brasil - Jennifer Louise Borges (J Lo Borges): Militante feminista independente, artista e historiadora.
- Mulheres lésbicas e movimentos sociais - Nathália Martins: Militante na organização Movimento Ousadia, estudante de Administração atuante no Movimento Estudantil.
- Mulheres negras e lésbicas - Viviane Marques: Militante feminista independente. 
- Saúde das Mulheres Lésbicas - Ana Carolina Rocha, Enfermeira, Militante feminista independente.
15/08 – OFICINA DE MATERIAL + BATUQUE SAPATÃO 
Localização: Parque Madureira
Horário: 14h
Vamos ocupar o parque de Madureira com produção de materiais para nossa intervenção do dia 22/08. Confecção de faixas, cartazes, stencil. Haverá também aquecimento da batucada para o nosso sarau!

22/08 – INTERVENÇÃO PELA CIDADE
A intervenção tem como objetivo mostrar a cidade do Rio de janeiro que existimos e resistimos. Espalharemos materiais feministas e lésbicos pela cidade! (Os locais onde faremos a intervenção serão divididos na oficina de material (14/08). Contamos com a participação das lésbicas que comparecerem em se dividir em suas proximidades. O coletivo levará intervenção pelas zonas norte/oeste e distribuiremos alguns lambes na oficina.

29/08 – SARAU
Localização: Arcos da Lapa
Horário: 18h
O sarau cai exatamente no dia da visibilidade lésbica, e pensamos em fazê-lo em um dos locais mais lesbofóbicos do Rio de Janeiro: a Lapa.
Batucada, microfone aberto, exposição de zines. Leve sua arte!

VEM SAPATÃO, VEM FAZER REVOLUÇÃO!
Maiores informações sobre o evento você confere AQUI!

* Este texto faz parte da programação de posts sobre o Mês da Visibilidade Lésbica.


Avalie este artigo


Postar um comentário

Atenção: Você não precisa realizar login para comentar, basta escolher a opção anônimo em ''comentar como''.