14.9.15

Conheça Aurélia, o dicionário das mulheres poderosas

A mineira Cecília Silveira estudou critica de arte e arquitetura e artes-plásticas num período de cinco anos. Enquanto realizava trabalhos de ilustrações e artes gráficas em colaboração com zines, revistas independentes e campanhas, Cecília ia trabalhando na cabeça a ideia de histórias de mulheres que se destacaram de alguma maneira na história de nossa sociedade.

Angela Davis

Durante a tentativa de organizar em ordem alfabética ilustrações de retratos destas mulheres, que vinha produzindo desde 2013, a artista teve a ideia de brincar com o nome do mais famoso dicionário brasileiro, o Aurélio, para dar nome ao seu projeto intitulado “Aurélia – Dicionário Ilustrado de Mulheres”.

O Dicionário Aurélia reúne informações e ilustrações sobre mulheres que se destacaram na história, de modo a dar visibilidade, humanizar, valorizar, inspirar, dar protagonismo, empoderar, contrariar estereótipos, desestabilizar convenções de gênero, compartilhar e evocar histórias de mulheres através de ilustrações e sucintas biografias.

Sozinha, Cecília ilustra as biografias que compõem o projeto, mas como o objetivo deste é ser uma plataforma de articulação de mulheres, ela busca expandir as biografias e ilustrações para relatos de mulheres anônimas que são a inspiração de alguém.

O mais interessante sobre o Aurélia é que ele é produzido de forma colaborativa, ou seja, é um espaço em que mulheres auxiliam a registrar a história de outras mulheres que foram importantes não só para a sociedade como um todo, mas também para o seu crescimento e empoderamento, enquanto mãe, esposa, lésbica, negra, trabalhadora, feminista, etc.

Mais do que um dicionário, Aurélia é um espaço para o exercício de afeto, que oferece à oportunidade de articular mulheres a volta de histórias inspiradoras de outras mulheres.

Já pensou em ter as histórias e ilustrações de mulheres que amam mulheres que fizeram história e que de alguma forma cooperaram para seu empoderamento enquanto lésbica, registradas numa plataforma feita para dar visibilidade às mulheres? Já imaginou que a melhor forma de nos tornarmos visíveis e deixar nossa marca na história. é ajudando a escrevê-la?

Mulheres sempre foram apagadas dos registros históricos, grandes escritoras, cientistas, inventoras, matemáticas, etc., foram esquecidas no limbo do machismo, mulheres lésbicas então, se quer chegaram ao limbo. Por isto o DoMiNiO PeSsOaL já andou fazendo suas sugestões de mulheres lésbicas para serem ilustradas por Cecília e comporem este poderoso “dicionário”. E você quer ter sua sugestão de mulheres fodas publicados no Aurélia? 

Basta enviar sua sugestão para dicionarioaurelia@gmail.com, e cooperar para o empoderamento e visibilidade de mulheres que revolucionaram o mundo.

Para conferir todas as biografias e ilustrações, basta clicar AQUI!

dicionário Aurélia
Chimamanda Ngozi Adichie

dicionário aurélia
Fatou Diome

dicionário aurélia
Maria da Penha

dicionário aurélia
Nina Simone


Avalie este artigo


Postar um comentário

Atenção: Você não precisa realizar login para comentar, basta escolher a opção anônimo em ''comentar como''.