31.12.15

Desafio Literário 2016: Leia mulheres!

Quantos livros escritos por mulheres você leu em 2015? Quantos livros escritos por mulheres você leu no decorrer da sua vida?


A chance de você constatar que sua prateleira está repleta de livros escritos por homens e sobre homens são enormes, e provavelmente o numero de livros de autoras femininas que tenha lido não chegue nem perto se comparado aos que leu com autores do sexo oposto.

Mulheres tendem a ser maioria enquanto leitoras, porém tem baixa representatividade na literatura.

Segundo o G1, aproximadamente 80% dos escritores convidados para a FLIP (Festa Literária de Paraty) deste ano eram homens. Dos 40 membros atuais da Academia Brasileira de Letras, apenas cinco são mulheres. Fora do país a invisibilidade da mulher na literatura se repete.

Há um longo caminho a se percorrer em busca da igualdade de gênero no mundo literário, assim como na sociedade como um todo. Mas podemos aproveitar o inicio de um novo ano para ajudar a reverter essa situação e começar uma pequena revolução através de nossa leitura, expandindo o alcance das publicações escritas por mulheres. Por isso queremos convidá-las ao desafio literário #Leiamulheres 2016!


Desafio

Autora negra
Mulheres negras são ainda mais esquecidas no mundo literário, suas histórias raramente são contadas e seu reconhecimento enquanto autoras é praticamente nulo. Que tal começar a ler o que elas têm a dizer?

Clássicos
Escolha uma autora consagrada pela literatura clássica. Que tal aproveitar para tirar da prateleira aquele clássico que está lá esperando há um tempão para ser lido?

Polivalentes
Escolha um livro escrito por uma mulher que, além de escritora tem outra profissão. Ela pode ser atriz, cantora, atleta, etc.

Jovem e Contemporânea
Hora de conhecer e dar chance a alguma jovem escritora que começou sua carreira literária há pouco tempo. Você pode se surpreender.

Brasileiras
Que tal valorizar o que é nosso? Vale uma autora brasileira de qualquer época e estilo literário.

Biografias
Mulheres têm muita coisa a contar, inclusive sobre si mesmas. Que tal conhecer a história de alguma contada por ela mesma?

Feministas
Feminismo é a idéia radical de que mulheres são gente! Leia mulheres que lutam ou lutaram para que essa frase se materializasse na vida delas e de todas as outras.

Autora Lésbica
Sim, autoras lésbicas existem! E já escreveram/escrevem muitas coisas boas. Uma simples pesquisa em blogs/sites do gênero te fará encontrar diversas autoras maravilhosas que você nem sequer tinha noção que existissem.

HQ
Vocês sabiam que o número de mulheres no mundo dos quadrinhos vem crescendo exponencialmente? O mundo nerd é majoritariamente dominado por homens, mas tem muita mina tomando seu espaço e produzindo histórias em quadrinhos incríveis. Este tipo de literatura é tão rápida e divertida que te possibilita ler até mais de um durante o ano.

Por elas e Para elas
Leia um livro escrito por mulher que tenha como personagem principal outra mulher. Capricha hein!

Poesia
Dizem as más línguas que poesia não vende. Poesia escrita por mulheres então nem se fala... Existe tantas poetisas maravilhosas que vai ser difícil escolher apenas uma.

Favorita
Para fechar o desafio com chave de ouro, você fica livre para ler um livro de uma autora que seja dona do seu coração. Vale leitura, releitura, declaração de amor e coraçãozinhos.

Regras

- Ao escolher seu livro, mostre pra gente nas redes sociais utilizando a #leiamulheres. Vale Facebook, Twitter, Instagram... Você pode fotografar sua leitura da vez e tuitar, postar no insta ou até mesmo em seu blog. Lembrando que o post não é obrigatório, claro. Mas sempre use a hashtag para a gente saber o que você está lendo e divulgar aqui no site e também na nossa página e Instagram.

- Não sabe que livro escolher? Não tem problema. Sempre estaremos postando sugestões de leitura aqui no site e nas nossas redes sociais.

Gostou? Quer participar com a gente? Lembre-se de convidar mais leitoras também!



Avalie este artigo


Postar um comentário

Atenção: Você não precisa realizar login para comentar, basta escolher a opção anônimo em ''comentar como''.